quinta-feira, junho 02, 2016

A oficina "vamos fazer bonecas" já aconteceu

é verdade, pela primeira vez decidi "tentar" explicar um pouco a construção de uma boneca a quem gosta de bonecas.

Não é fácil explicar uma coisa que fazemos com muita paixão, simplesmente porque não há tempo para explicar tudo, demonstrar tudo, ensinar tudo.

Fazer uma boneca requer muito "coração" desde o momento em que a boneca surge na cabeça, passando pelo molde até ao momento em que se olha para ela e se pensa "ok, estás pronta para sair de casa", ou não, algumas ficam agarradas à mão e não as conseguimos libertar.

a Oficina foi no Arte Estúdio Imaginário, quem em acompanha pelo facebook já o conhece de certeza e por lá até podem ver um video sobre a oficina.

Mas uma coisa que nunca se fala é dos preparativos que são imensos, começando pela lista de materiais e depois pelo juntar dos materiais até encontrar espaço na bagageira do carro para levar tudo.

Este foi o começo da recolha de materiais


e o que se pretendia era chegar as meninas como as que estão na foto


Conseguimos mais, porque tal como seria de esperar um molde não me chega e assim cada pessoa da oficina pode escolher o seu molde e acabámos com 5 moldes diferentes, alguns feitos na hora de acordo com os requisitos da "mãe" da boneca.

Mas a não esquecer:

- não misturar adultos que não usam agulhas com crianças, simplesmente porque as crianças não podem usar agulhas, mas os adultos também não, ficando pouco tempo para atender a todos.

- homens e máquinas de costura são uma combinação bombástica, especialmente para a máquina de costura. Pelo que soube mais tarde, desde que tenham acelerador são tratadas como "Fórmula 1"

- antes de ensinar a coser à máquina, ensinar primeiro a coser à mão

A seguir uma oficina de desenho com máquina de costura, já experimentei e gostei agora é preciso explicar aos outros.

Sem comentários: