Em versão rápida para quem não conhece (acho impossivel que um Português de Portugal não conheça, mas enfim, eu sou mesmo velha e aprendi a história ainda na escola primária).
Então é assim...
O Rei D.Diniz, conhecido pelo Agricultor e que plantou o pinhal de Leiria para que as areias do mar não invadissem os terrenos cultivados, casou com uma princesa muito bela, a D.Isabel que se tornou Rainha.
Essa Rainha Isabel, era muito boa e ficava muito triste por ver tanta pobreza ao redor do palácio, pensou e decidiu que podia ajudar de alguma maniera aquelas pessoas.
Todos os dias ia á padaria do Palácio buscar pães que colocava no regaço e ia para a rua distribui-los aos pobres que se passeavam nas ruas.
Ora o Rei, quando soube não gostou nada, não queria a sua Rainha a passear-se pelas ruas, no meio dos pobres e proibiu a Rainha de lhes levar pão.
Claro que a Rainha ignorou (foi neste momento que deixei de achar este Rei inteligente... onde já se viu querer proibir uma mulher convicta das suas boas acções?)
Mas continuando...
A Rainha continuou a levar o pão aos pobres, só que às escondidas do Rei.
Mas o Rei desconfiado decidiu ir um dia a trás da Rainha e antes que ela abri-se o manto junto dos pobres, perguntou-lhe:
- O que levas ai minha Rainha?
A Rainha muito rápidamente respondeu:
- São Rosas, senhor, são Rosas. E abriu o manto.
Do manto cairam imensas rosas vermelhas.
Esta história é conhecida pelo Milagre das Rosas e foi este milagre que a transformou em Rainha Santa.
Por isso também esta é a minha Santa.
3 comentários:
Que linda história realmente!
Não conhecia! :)
**
Não conhecia!...
Mas é uma história muito linda!
Obrigada
Filipa
Também acho a história muito bonita...também aprendi na escola!
Boa semana
Beijo
Enviar um comentário