quinta-feira, janeiro 05, 2006

Tartaruga Óscar

Desgraça, uma das minhas tartarugas de “face rosada”, não estava preparada para hibernar, mas teimosamente … hibernou. Fui dar com ela MUITO leve, só pele, e com a pele muito seca.

Comecei a dar-lhe Cuidados Intensivos, neste momento já deve pensar que é Verão e daqueles bem quentinhos. O engenheiro lá de casa, fez um suporte para uma daquelas lâmpadas de infravermelhos, dei-lhe logo banho de água bem morninha e estou a convencê-la a comer, e esta é a parte difícil.

Já tentei delícias do mar (era o que ela gostava), camarões secos, alface (nunca comeu, mas pode ser que agora queira), já comprei pescada, mas começo a ter medo do que pode acontecer.

Alguém sabe de mais alguma iguaria, para estas tartarugas? Daquelas que elas não são capazes de recusar. A tartaruga tem cerca de 15cm de comprimento, por isso não me digam que é de tubarão.
Já pensei sacrificar um peixinho de aquário, mas não tive coragem.

Adorava ter um aquário Grande com espaço suficiente para as minhas tartarugas brincarem e mergulharem. Quando são pequeninas, é fácil e até dá para preparar bolhas de ar dentro de água para elas hibernarem, mas quando crescem já é mais difícil, e um lago na rua não tem a mesma piada porque não posso olhar para elas com a mesma facilidade.
Tenho tartarugas há 20 anos e uma delas esteve comigo 10 anos, uma hibernação deu cabo dela (também depois de já ser grandinha), não quero passar pelo mesmo.

5 comentários:

Anónimo disse...

experimenta carne, de frango, a minha gosta, é mais macia e ela é muito pequena ainda

Anónimo disse...

Eu sugeria-te o seguinte: vai ao blog do zoomarine (http://zoomarine.blogdrive.com/) e pede um conselho. Ninguém melhor do que eles para te ajudarem. DJá agora depois publica a "solução". Por falar nisso, vou copiar o post e colocar no Blog dos Bichos (http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/) . Pode ser que alguém te possa ajudar.

Bjinhos***

Anónimo disse...

Já está: http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/arquivo/912958.html

greenman disse...

A tartaruga deve de estar muito desidratada e necessita de fluidos. Com certeza deverá ter que levar soro e uma vitaminas para arrebitar. Há um veterinário de répteis na clinica VET OEIRAS, em Oeiras. Espero que não seja tarde demais. Para evitar futuros casos parecidos: - Uma tartaruga tem que estar muito mas muito bem alimentada antes de hibernar. Só assim pode "passar" ao teste da hibernação. - As tartarugas não têm que hibernar. Só o fazem porque não têm alternativa. Se colocarem um aquecedor dentro do aquário para a água ficar aos 20ºC ela não hiberna e podemos disfrutar da sua companhia todo o ano. As melhoras. José Santos

Anónimo disse...

Há um forum de tartarugas português muito porreiro, entra lá que de certeza alguem te ajuda ;)

http://tartarugaaquatica.forumup.com/

Boa sorte para o óscar