terça-feira, março 10, 2009

A fauna aumentou

Lembram-se dos casulos que mostrei em tempos?
Pois … já começaram a nascer e a uma velocidade que dá gosto ver.
E começaram a comer em grande também.
Mas como folha de amoreira ainda não há, está tudo a ser alimentado a alface.


Posso explicar o processo todo destes bichinhos, até já consigo distinguir os ovos que foram abertos, os que ainda têm bichinhos para nascer, aqueles que já estão estragados, o rasto do que comem, e por ai fora…

Não sei se conseguem perceber, mas estes meninos já têm 4mm, devem crescer 1mm por dia, ontem de manhã só tinham olhos e pouco mais.

7 comentários:

liliana_lourenço disse...

São tão feios! :D

Mas quando era pequenina todos os anos tb tinha bichinhos da seda! :)
Ficava encantada da vida com eles e estava sempre de volta deles a observar todos os seus movimentos. :)

Uma vez calhou dar-lhes alface e eles incharam tanto mas tanto e ficaram meio esverdeados e nem conseguiam pôr-se de pé e muitos acabaram por morrer. :-|

Espero que não aconteça o mesmo com os teus.

**

Anónimo disse...

já me assustaste
nunca me aconteceu isso, eu dantes também lhes dava alface quando não tinha folhas de amoreira
eles estão a crescer bem, mas tanto ainda não
logo que a amoreira tiver folhas dou-lhes

O Fio da Meada disse...

é um ciclo engraçado esse dos bichitos da seda, e em especial pois pode ser acompanhado de perto pela malta miúda

este ano o mais novo ainda não me apareceu com bichos (ainda) só sei que no ano passado ou há dois anos deu para aqui confusão que só visto

o mais velho convenceu o irmão a fornecer-lhe alguns dos inúmeros exemplares que tinha, para experiências

fui dar com os dois muito sossegadinhos a dar choques com o acendedor electrónico do fogão na cabeça dos bicharocos, e dois já estavam enrolados num guardanapo há duas horas no congelador (era para os descongelarem no ano seguinte e pouparem-se ao trabalho dos casulos e borboletas) uma versão meio rebuscada e actualizada da arca de noé (era um casal, acho que se distinguem pelas riscas)

tem que se andar com olho nestes gajos

espero que este ano não me toque mais uma vez este número, é que da forma sofisticada com que o mais velho já vai abordando o quotidiano, temo que me arranje para aí algum gourmet de bicho da seda feito no forno.

:|

:)


(rherings)

Alma Minha disse...

parecem muito verdes...
Deve ser da alface ;)
Beijo

Alma Minha disse...

Juro que não tinha lido o comentário da liliana...

liliana_lourenço disse...

Ups! :/ Não te queria assustar.. eheh!

Mas por acaso nunca mais me esqueci desse episódio e na altura também tinha recorrido às folhas de alface porque ainda não haviam folhas de amoreira.

Mas os teus vão crescer fortes e saudáveis, vais ver! :)

Só é pena depois quando se transformam em borboletas.. ficam tão feios... parecem traças gigantes e obesas. :-|

E ah, eu quando tinha os bichinhos da seda, como não queria que eles se transformassem em borboletas, quando eles começavam a fazer os casulos, eu desfazia-os todinhos! E lá começavam eles de novo. :D
Aiai.. bons velhos tempos.. :)

**

despertando disse...

Mas eu até julgo ver uma amoreira aqui perto de minha casa com bastantes folhas.....
Queres que mande por correio?????
Deixo beijos