quinta-feira, março 09, 2006

Ressaca Dia da Mulher

É verdade! “Ressaca” é uma forma de dizer.
A vantagem de sair com mulheres, é que o primeiro objectivo não é “ficar bêbado”. Há muito mais coisas para fazer e dizer, e melhor que isso, não precisamos da ajuda do álcool para o fazer e dizer.

É, acho que me adaptava facilmente a jantares destes! Talvez, não com tanta gente. É difícil ficar conhecedora de todas as conversas, fofocas, opiniões, futuros eventos, enfim, aquelas coisas todas que surgem que nem “mosquitos junto a um rio numa noite de Verão”, nas nossas cabeças e que gostávamos de fazer o quanto antes e de preferência com algumas companhias animadas.

As idades variavam entre: uma bebé ainda na barriga da mãe mais outra já nascida e uma senhora de 78 anos pronta para as “curvas”.
Aqui fica a Dona A. de 76 anos (a segunda mais velha), que não se recusou a nada, nem a comer comida menos saudável, como gelados, tarte de maçã, … e com uma experiência de vida linda de se ouvir.

Mas estar lá no meu daquela animação fez-me lembrar a L. com quem falei ontem durante o dia e que se mostrou escandalizada comigo, pelo facto de eu ainda comemorar o “Dia da Mulher”; eu, supostamente uma pessoa com alguma cultura a viver o séc. XXI. Como era possível que eu deixasse que me dessem os parabéns? Como era possível que aceitasse flores? Como era possível que referisse o dia?

Pois é L., o teu mundo é cor-de-rosa e ainda bem que o é, mas o mundo da maioria das mulheres que esteve comigo neste jantar (130), não tem um mundo assim cor-de-rosa. Este foi o único dia do ano, senão de muitos anos, em que conseguiram sair de casa, deixando lá o marido e os filhos. Conseguiram sair de casa sem ter que pôr o jantar (feito, já estava), levantar a mesa, lavar a louça, deitar as crianças, passar a ferro, … Claro que algumas delas ainda fizeram tudo isto antes de sair de casa, e saíram com o marido já a ver o jogo do Glorioso Benfica, mas pelo menos saíram e tiveram uma noite com as amigas (e desconhecidas) a rir, a cantar e a dançar (se fizessem isto em casa ainda seriam apelidadas de levianas e até postas na rua).

O Dia da Mulher é comemorado em Portugal desde 1975, mas é um facto, ainda é MUITO preciso, mesmo que já existam algumas mulheres a viver num mundo cor-de-rosa! Talvez no próximo séc. isso seja uma realidade para todas as mulheres de Portugal e do Mundo, mas agora decididamente não o é, e considero crime fingir tal coisa.

Sem comentários: