quarta-feira, novembro 21, 2007

Primeira peça da minha colecção

de Presépios “piquininos mesmo”.

Sempre sonhei ter um presépio a sério, daqueles que têm cabanas, potes, poços, cães, vendedeiras, galinhas, patos …
Lá por casa já existiram várias tentativas, mas nada que me enchesse as medidas.

Já fiz um presépio grande na rua, com manjedoura e tudo, mas os ratos adoraram a palha e o meu cãozão a Nossa Senhora, por isso também desisti dessa versão.
Gostava de fazer um dentro do churrasco ou na lareira, mas depois não as posso usar o que também não dá jeito.

Tenho um presépio mexicano trazido directamente da origem por mim, lindo, que esteve vários Natais para sair da embalagem porque ainda não estavam reunidas as condições para ele aparecer, quando apareceu era iluminado com lamparinas de azeite que boiavam dentro de água e que a minha avó arranjou; ainda o tenho, mas a NªSenhora já foi colada e eu não gosto de ter peças partidas.

Tenho outro lindo de morrer de vidro, mas precisa de lugar de destaque, comprei-o para ser o centro da mesa de Natal, fora a altura do jantar é um susto pensar que alguém o pode abanar e partir, vai ter que ficar protegido dentro de um móvel com luzes especiais.

Tenho o tradicional presépio que vai crescendo todos os anos, talvez um dia seja o presépio que quero, mas daqueles que não se podem desmontar mais … isso é que era (uma coisa a pensar para a próxima casa, um sitio para ter um presépio em exposição, não me tinha ainda lembrado disto).

Tenho o presépio da minha criança com uns bonequinhos bem gordinhos que também passou as “passinhas do Algarve” no Natal passado, por isso este ano já não pode sair…

Como vêem, presépios são mato lá por casa, mas nenhum de sonho, talvez eu seja mesmo exigente. Ainda estou à espera que as Colecções Phillae (acho que é assim que se escreve) lancem um, já dei várias vezes a sugestão, mas não me ligam nenhuma.

No meio destas tentativas todas e depois de várias feiras de artesanato, o ano passado decidi que ia fazer uma colecção de presépios em miniatura, comprei o móvel para os guardar e tudo, mas não queria começar a colecção sem tratar de outras antes…

Há dias passei numa rua de Lisboa e vi vários lindos, cada um mais pequeno do que o outro, não resisti, comprei a primeira peça da minha colecção, ainda por cima traz recordações dos meus tempos no Peru, é um presépio peruano onde em vez de vacas e burros temos lamas e cabras.

3 comentários:

Bichodeconta disse...

É lindo, a sério.. TAMBÉM TENHO ESTA PAIXÃO PELOS PRESÉPIOS, PELOS NATAIS.. UM BEIJINHO, ELL

Anónimo disse...

O meu presépio de sonho é o da minha infancia, enorme,ocupava uma grande parte da sala da casa dos meus pais, mas era lindo e era lindo ir buscar musgo e fazer o presepio.
Agora nem sei onde se vendem essas peças!!!
Tenho presepios pequenos mas o que gostava era mesmo dum enorme...
Beijokas

henrique nande disse...

http://henriquenande.blogspot.com
Visite... pode ser que goste...
Cumptos,
HN