terça-feira, novembro 29, 2005

O meu primeiro Bolo!

É verdade! Este fim-de-semana o meu filho colocou-me o desafio: “mãe faz-me um bolo de chocolate, os ingredientes são estes …”.
Como todos os dias evito desiludi-lo, pensei… “tenho que encontrar uma receita muito simples de bolo de chocolate”. Finalmente cheguei a casa e lá estava ele (cheio de febre) á espera para participar na feitura do bolo. As únicas condições que tinha eram:
- Utilizar batedeira,
- Levar chocolate, ovos, e fruta.
E com a da “fruta” fiquei de rastos; em que altura é que enfio fruta num bolo de chocolate? Lembrei-me que a minha mãe costuma fazer bolos em que junta sumo de laranja… assunto resolvido, vamos então por partes.
Primeiro: ir buscar todos os ingredientes e juntá-los, não sabia bem como, mas já tinha ouvido falar de claras batidas em castelo, em manteiga derretida, em misturar a farinha devagar, além disso lembrei-me como se fazia o Nestum, deu um jeitaço, primeiro o leite e depois as farinhas…





A seguir vem a parte difícil, a massa já tem bolhas (em tempos ouvi que é preciso).
Vou tratar do forno. Como sei que para aquecer a lasagna congelada, o forno tem que estar ligado 20mn a 180ºC, para o bolo não havia de ser diferente …
- Aqueço o forno
Já está, então vamos colocar a forma com a massa, e o melhor é deixar estar a 180ºC, como a massa está quase liquida e é mais fina que a da lasagna, 20mn devem chegar
- Ligar o relógio do fogão para 20mn
- Espero calmamente (já tenho a louça lavada)
É agora …
Mas que raio um bolo só assim não tem piadinha nenhuma, (já o voltei da forma para o prato), preciso de fazer mais alguma coisa …



Já sei chocolate derretido é uma ideia… Azar não tenho, já o comi todo.
Posso utilizar chocolate em pó com leite (costumo comer à colher quando sobra na chávena do leite, e é o melhor que há)!
Nã! Preciso de mais consistência … lembrei-me, comprei farinha Maizena no fim-de-semana, não sei bem para que serve, mas posso tentar…

Magnifico! Deita é muito fumo, será que se tem que esperar muito para provar?



Passou pelo tester, o meu filho e foi aprovado!

Que suplicio, qual será o próximo desafio que ele me vai lançar?

6 comentários:

Anónimo disse...

esqueci-me de um pequeno detalhe, estava eu a pensar como é que ía decorar o bolo, quando a criança diz "pena o pai não estar aqui". depois da trabalheira que eu tive!

Marco Oliveira disse...

Ao ler um post destes pensamos logo: Ufa! Ainda bem que não vou ter de provar... Felizmente não presenciei a cena, senão era logo usado como cobaia!
Eh eh eh eh

Andre Frazao disse...

Grande odisseia Dina. A intuição capaz de fazer milagres. Ganhaste um fã, mas vou ter que vedar o acesso ao "Passar do Tempo" a partir de casa. O JM já sabe ler e eu não arrisco uma aventura dessas.
Bj

Arte da Luluzinha disse...

Lindo Dia Todo Dia :D
Eu gostei muito do teu blog e obrigada pela visita ao meu.
Olha eu tenho receitas super fáceis de bolo, pois tbém não sou boa cozinheira, mas esses são super fáceis, tem de chocolate, cenoura e de fúba (aqui vcs chamam de farinha de milho) todos uma delícia!!! Se quiseres me diga que te mando a receita . Beijocas

thinny_girl disse...

bem... eu tinha que comentar isto porque desde pequenina que me habituei à cozinha e não consigo compreender como há tanta gente tão inexperiente nesta área que eu AMO! adorei a maneira como chegaste lá... com um bocadinho de prática tu vais lá! olha vai ao meu blog de culinária http://www.cozinharefacil.blogspot.com/
lá vou pondo algumas receitas mas como tenho tão pouco tempo ele está muito desactualizado mas a do bolo de chocolate está lá! beijinhos

liliana_lourenço disse...

Ai o teu blog é fantástico! Já tou farta de me rir!!!
E que piada o teu filho a dizer "pena o pai não estar aqui!" ehehe! estes putos...
Mas olha eu de cozinha sou um autentico zero à esquerda por isso identifiquei-me logo com esta tua história! ai ai...

*bmw*